quinta-feira, 24 de março de 2016

Judô: Entenda o Combate


Esta postagem é um breve guia introdutório para tornar fácil a compreensão de torneios de judô e é dirigida aos iniciantes, pais e espectadores em geral.


Numa competição deve haver um ou dois placares para mostrar o ponto imediatamente, isto é necessário para auxiliar e orientar os mesários, o árbitro e os espectadores.
Apesar de haver placares modernos, eletrônicos ou não, que mostram a duração do combate, nome dos competidores e outras informações.
Na realidade, basicamente o placar deve registrar para cada competidor a quantidade de Waza-aris, de Yukos e de Shidôs. A quantidade de Ippons não é necessária pois só pode haver um Ippon e se ele ocorrer o combate termina.

A marcação da pontuação é feita de forma que se possa verificar o ganhador pela marcação de valor mais alto. Porque em Judô é sempre a pontuação mais alta que ganha, a pontuação é feita de tal forma que deve ser lida da esquerda para a direita como um número, onde a primeira casa marca o Waza-ari sendo representado como dezena e a segunda casa marca os Yukos que representam as unidades, neste momento a quantidade de Shidôs não importa, só terá importância no caso de valores iguais (empate), quando a menor quantidade de Shidôs decide o vencedor.
Na imagem acima, o placar nos mostra para os competidores "Azul" e "Branco" a quantidade de "W" (Waza-ari), de "Y" (Yuko) e de "S" (Shidô), e como exemplo, mostra a vitória do competidor azul por 10 a 1.

Em uma competição oficial de judô (Shiai) são atribuídas aos competidores cores diferentes de kimono (Judogui), a cor que ele veste é definida por sua posição na classificação da competição, que pode mudar a cada rodada, cor azul para o primeiro competidor e para o segundo competidor branco ou cru. Normalmente, é obrigatório que o competidor disponha de Kimonos nas duas cores, um Judogui reserva deve ser levado pelos treinadores para junto da área de competição. Em competições não oficiais quando os competidores estiverem com a mesma cor de kimono e de faixa (Obi) é atribuída a um deles uma faixa de cor diferente (faixa diacrítica) para ser usada além da sua, tornando-os diferente e facilitando o árbitro durante o combate.

Os competidores se dirigirão pelas laterais, ao centro da área de combate, permanecendo na zona se segurança, em seus respectivos lugares, segundo a ordem de chamada, o primeiro chamado ficará à direita do árbitro central, quando avançarão até as suas marcas de início de combate, essas marcas deverão estar a cerca de 4 metros uma da outra, onde devem fazer a saudação, simultaneamente, entre si, dar um passo à frente, com o pé esquerdo. Quando o árbitro anunciará o início do combate (Hajime). O combate começará sempre na posição de pé.

Na competição de Judô o objetivo máximo é projetar o adversário, de modo que ele caia batendo com as costas no chão, marcando um Ippon (um ponto). Uma vez que tal pontuação é obtida, o árbitro levanta o braço com a mão espalmada para a frente e anunciará "Ippon, Soremade!" e a competição termina.

sinalização de Ippon.

Um Ippon pode ser marcado por uma das seguintes formas:
A execução de uma técnica de projeção hábil que resulte num golpe perfeito. Com o oponente sendo projetado ao solo e tocando com grande parte de suas costas o tatame, com uma força ou velocidade considerável ou a Imobilização do oponente (Osaekomi), no inicio da imobilização o árbitro apontará com o seu braço estendido, palma da mão virada para baixo, de frente para os competidores e inclinando o corpo para a frente na direção deles fazendo com que comece a contagem de tempo. Se a imobilização durar 20 segundos, será declarado Ippon.

sinalização de Osaekomi

Ou ainda, aplicando uma chave de braço ou um estrangulamento eficaz, geralmente isto não se aplica para crianças de idade inferior a 15 anos.
É também declarado Ippon se houver desistência durante o combate por um dos competidores, batendo duas ou mais vezes com a mão ou pé ou disser "maitta" (desisto), ou houver a desclassificação por violar as regras (Hansoku-make), essa desclassificação ocorre quando há uma violação muito séria ou por quatro violações mais leves, chamadas Shidôs.

Como nem sempre se consegue executar uma técnica perfeita, foram criadas pontuações de menor valor, mas de igual importância numa luta: o Waza-ari e o Yuko.

O Waza-ari (meio ponto), pode ser obtido pela execução de uma técnica de projeção que não é um golpe perfeito, como por exemplo: as costas do oponente toca parcialmente o tatame, com menos força ou velocidade do que o necessário. Ocorrendo, o árbitro levantará um braço com a palma da mão virada para baixo lateralmente, à altura dos ombros, anunciará "Wazari!" e o combate continua. O Waza-ari é cumulativo e se durante o combate, um competidor ganhar dois Waza-aris (dois meio-pontos), o segundo recebe o nome de Wazari-Awasete-Ippon, o árbitro primeiro faz o gesto de Wazari e em seguida o de Ippon e a competição termina.
                              
                sinalização de Waza-ari          sinalização de Wazari-Awasete-Ippon

Esse meio-ponto também pode ser conseguido pela imobilização do oponente de 15 a menos de 20 segundos o que corresponde a um Wazari.

O Yuko é atualmente a menor pontuação do judô, o Yuko não é cumulativo e pode ser obtido pela execução de uma técnica em que o resultado não satisfez os requisitos para ser um Waza-ari, por exemplo: o oponente não toca o tatame com as costas, caindo sentado ou de lado ou pela imobilização do oponente (Osaekomi) de 10 a menos 15 segundos. O árbitro anunciará "Yuko" levantando um dos braços, com a palma da mão virada para baixo, a 45º ao lado do corpo.


sinalização de Yuko

Aqui é necessária uma pequena explicação, a imobilização (Osaekomi) só se inicia, isto é o árbitro só anuncia e começa a contagem de tempo, quando um dos competidores estiver imobilizado e estiver com as suas costas, os dois ombros ou um ombro em contato com o tatame. Caso isso deixe de ocorrer o árbitro imediatamente anuncia "Osaekomi-toketá", levantando um dos braços à frente e movendo da direita para a esquerda, com o polegar para cima rapidamente, duas ou três vezes, enquanto se inclina para os competidores, interrompendo a contagem de tempo. Valendo os valores obtidos até a interrupção para Wazari ou Yuko.


sinalização de Osaekomi-toketá

Se o tempo se esgotar sem que nenhum competidor marque um Ippon, o árbitro irá atribuir a vitória ao competidor que tiver a maior pontuação. Um competidor com um Waza-ari irá ganhar de um adversário que marcou vários Yukos.

Se ao finalizar o combate houver empate de valores (pontos obtidos por projeção ou imobilização), a decisão será decidida pelos Shidôs, ganhará quem tiver recebido menos, isto é tiver recebido menos penalizações por faltas leves, o Shidô não tem nenhum valor de equivalência, ou seja, não representa pontuação para o adversário, é uma pontuação negativa.
No combate cada competidor poderá receber até três Shidôs, caso haja um quarto Shidô ocorrerá a desclassificação imediata (Hansoku-makê).

Para atribuir um Shidô, penalização, o árbitro faz um gesto que demonstra o porque da punição, tais como: Falta de combatividade, o árbitro gira os braços com um movimento para a frente com os antebraços à altura do peito; Falso ataque, o árbitro Estende ambos os braços horizontalmente a frente, mãos fechadas, e a seguir abaixa diretamente os braços; Transitar fora da área de combate, o árbitro levantará uma das mãos à altura do ombro com o polegar para cima e a com a outra mão estendida, apontando ao longo da linha limite da zona de combate e movê-la-á da direita para a esquerda duas ou tres vezes; etc.
Após ter demonstrado o por quê aponta na direção do competidor punido com o indicador estendido e a mão fechada.
                                                             
     sinalização de não combatividade            sinalização de falso ataque       sinalização de transitar fora da área

No entanto, se o combate terminar empatado com os competidores com pontuações e quantidade de Shidôs iguais, não havendo um vencedor, o combate passará a ser decidido pelo Golden Score (ponto de ouro), isto é, continuarão a combater sem tempo definido e perderá quem receber um Shidô ou vencerá quem marcar qualquer valor.

Durante o combate há outras sinalizações usadas pelo árbitro, como por exemplo: quando anuncia "Matte!" levantando uma das mãos à altura do ombro, com o braço aproximadamente paralelo ao tatame, deverá mostrar a palma da mão (dedos voltados para cima) para o cronometrista, esta é uma sinalização que interrompe temporariamente o combate em alguns casos, tais como: Quando um ou ambos os competidores saem da área de combate; Quando um ou ambos os competidores executam um dos atos proibidos; Quando um ou ambos os competidores estão lesionados ou doentes; Quando é necessário, para um ou para ambos os competidores, que ajustem o Judôgi; Quando em Ne-waza não se verifica um progresso aparente, etc. Fazendo com que os competidores retornem às suas marcas e reiniciem o combate (Hajime)


sinalização de Matte.

No caso em que o árbitro deseje parar temporariamente o combate sem que os competidores alterem as suas posições, seja para se dirigir a um ou a ambos ou para atribuir uma penalidade sem que o competidor que não é penalizado perca a sua posição vantajosa, ou ainda se, durante o Ne-waza um competidor mostrar sinais de lesão, o árbitro deverá inclinar-se para a frente e tocar nos dois competidores com a palma das mãos com firmeza e anunciar "Sono-mama!" (não se mexam!). Para recomeçar o combate fará o mesmo gesto e anunciará "yoshi!" (continuar!).
Sono-mama só poderá ser aplicado em Ne-waza. Sempre que esta situação ocorra, antes de reiniciar o combate, o árbitro deverá ter o cuidado de verificar se não existe mudança de posição ou pegadas de qualquer dos competidores. Se for necessário colocará os competidores na posição que mantinham antes de ser anunciado o Sono-mama e depois anunciará Yoshi.

                                       
sinalização de ajuste do Judogui                     sinalização de Kachi

Terminado o combate retornarão aos respectivos lugares, o árbitro indicará aos competidores para recompor o Judogui, cruzando com a mão a esquerda sobre a direita, palmas das mãos voltadas para dentro à altura do cinto e após o árbitro apontará o resultado indicando o vencedor do combate (kachi) levantando uma mão, palma para dentro acima da altura do ombro, em direção ao vencedor.

Os competidores darão um passo atrás, com o pé direito, tornarão a se saudar e deixarão a área de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário