quarta-feira, 23 de março de 2016

Lesões no Judô - Parte 4 - Durante o Combate


Baseado em diversos manuais de arbitragem

Como o judô é um esporte de contato, não é recomendada a realização de qualquer competição sem a presença de um médico responsável, com materiais de primeiros socorros, habilitado a prestar os primeiros atendimentos caso seja necessário.
Por serem as situações de lesões em combate raras mas não impossíveis de ocorrer. Vamos descobrir o que acontece e quais os procedimentos adotados quando ocorrer uma lesão em um competidor durante o combate ou outra situação semelhante de abandono do combate, exijindo cuidados médicos ou não.

Só se permite um médico por competidor na área de competição. E não é permitido ao técnico adentrar na área de competição.
Se ocorrer um acidente devido a uma causa externa (força maior), o combate poderá ser anulado ou adiado.

Há duas situações distintas, uma chamada "Fusen Gashi" e outra chamada "Kiken Gashi".

“Fusen Gashi”, é a declaração de vitória concedida a qualquer competidor cujo oponente não se apresente para o combate.
Num torneio quando um competidor sofre uma lesão e ainda tem outros combates pela frente, mas não comparece ao próximo combate, por não ter condições de prosseguir neste momento, será declarada a vitória do competidor que compareceu por “Fusen Gashi” (corresponde ao W.O. ou Walkover, em inglês), isto é, o competidor que não estiver em sua posição inicial após 3 chamadas, com intervalos de 1 minuto entre elas, perderá o combate. Caso essa derrota não o tenha eliminado do evento e a lesão tenha deixado de impedi-lo, ele poderá prosseguir normalmente.


"Kiken Gashi", é a declaração de vitória a qualquer competidor cujo oponente desistiu durante o combate, por qualquer motivo, o competidor que perder o combate por kiken-gachi, se essa derrota não o eliminar do evento e não havendo nenhum outro fator impeditivo superveniente, poderá continuar a competir no evento.

A desistência durante o combate poderá ser por decisão do árbitro, do próprio competidor ou do médico.
A decisão do combate, onde um competidor não possa continuar em razão de lesão, mal súbito ou acidente durante o mesmo, será concedida pelo árbitro de acordo com as seguintes condições:
Quando a causa da lesão for atribuída ao competidor lesionado, este perderá o combate.
Quando a causa da lesão for atribuída ao competidor não lesionado, este perderá o combate.
Quando for impossível atribuir, a causa da lesão, a qualquer dos competidores, perderá o combate o competidor que não puder continuar.

São exemplos de situações de Kiken-Gashi:
Se um competidor que usa lente de contato e durante o combate perder sua lente, não conseguindo recuperá-la imediatamente e informar ao árbitro a sua impossibilidade de prosseguir no combate sem a lente de contato. O árbitro deverá dar a vitória ao seu oponente.

O próprio competidor pode solicitar ao árbitro o atendimento médico mas isto implica em perder o combate, neste caso, o combate será interrompido, com o árbitro anunciando "Soremade" e declarará o término do combate por “Kiken Gashi”.

Geralmente quando um competidor adoece durante o combate e não pode continuar, o mesmo perderá o combate.
Se um competidor sofrer qualquer tipo de vômito ou golfada durante o combate. O árbitro deverá dar a vitória ao seu oponente.

No caso de lesões mais fortes, tais como:
Se ocorrer que um competidor bata a cabeça com força suficiente para causar desmaio (concussão de grau 3) ou um forte impacto na coluna vertebral ou sempre que o árbitro tiver dúvidas razoáveis da existência de uma lesão grave, o árbitro chamará o médico para que este examine o competidor o mais rápido possível. Para chamar o médico: o árbitro virar-se-á para a Mesa Médica ou local destinado à permanência do médico, acenará com o braço (palma da mão para cima), da direção do local médico para o competidor lesionado.

Se o médico, após examinar o competidor lesionado, atestar que o desmaio foi realmente causado pelo impacto na cabeça ou ocorreu uma lesão considerável e o competidor não pode continuar no combate, o árbitro encerrará o combate e declarará o oponente vencedor por kiken-gachi, o competidor lesionado perderá o combate e não lhe será permitido continuar a competir no mesmo evento.
Caso o atleta competindo na classe juvenil desmaie em razão de estrangulamento, a ele, também, não será permitido competir mais no mesmo evento.

Quando o médico for chamado, somente o árbitro poderá se aproximar do competidor lesionado para assegurar-se que a assistência fornecida pelo médico esteja de acordo com as regras.

O árbitro deve estar atento para casos de fingimento de cãibra (ou cãimbra) ou "falta de ar". Caso o médico informe que o competidor estava apenas cansado, que não tinha nada, o árbitro deverá aplicar ao competidor a regra da não-combatividade.

O médico da equipe também pode solicitar o atendimento para o seu competidor, mas neste caso o combate terminará, e o oponente vencerá por kiken-gachi.
No caso de um médico, responsável por um competidor durante seu combate, perceba claramente, especialmente em casos de técnicas de estrangulamento, que a saúde de seu competidor corre um sério perigo, pode ir até a borda do tatame e pedir ao árbitro que pare o combate imediatamente. Tal intervenção significará consequentemente a perda do combate.

Quando houver sangramento, o árbitro chamará o médico para que atenda ao competidor a fim de estancar o sangue. Por medida de segurança, caso haja ferida, esta deverá ser completamente coberta mediante esparadrapos, fita adesiva, ligaduras, bandagens, etc.
No caso de sangramento nasal que comumente ocorre por pancada acidental, o médico poderá utilizar tampão nasal ou produtos hemostáticos.
A mesma ferida sangrando, poderá ser atendida pelo médico em duas ocasiões. Quando a mesma ferida sangrar pela terceira vez, o árbitro deverá parar o combate a fim de proteger a integridade dos competidores. Neste caso, o competidor ferido será declarado perdedor por “Kiken Gashi”.
Em caso de sangramento em regiões diferentes, se chamará o médico quantas vezes forem necessárias.
Em qualquer caso onde não seja possível deter ou estancar o sangue, o competidor ferido será declarado perdedor por “Kiken Gashi”.


No caso de lesões menores, como por exemplo:
Unha quebrada ou virada, o médico é autorizado a auxiliar no corte da unha do competidor.
O médico também pode ajudar na recuperação de uma pancada nos órgãos genitais, auxiliando com exercícios de flexão.
Em casos, por exemplo, de uma luxação no dedo, o árbitro pára a luta (mediante “Mate” ou “Sono-Mama”) e permitirá ao competidor reduzir a luxação, ação que deverá ser imediata e o combate deverá ser reiniciado rapidamente.
Será permitido ao competidor fazer a redução da luxação em duas ocasiões. Havendo uma terceira vez, será considerado que não está em condições de seguir competindo, com o árbitro terminando a luta e declarando-o perdedor por “Kiken Gashi”.

Nota: Com a exceção das situações supramencionadas, caso o médico administre qualquer tipo de tratamento o oponente vencerá por kiken-gachi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário