sábado, 2 de janeiro de 2016

Lesões no Judô - Parte 3 - Orelha de Couve-Flor


Baseado no artigo "Orelha de Couve-Flor" publicado em https://jiujitsunoboken.wordpress.com


Duras, enrugadas, com formato que lembra uma couve-flor... Se alguém bater o olho e vir uma orelha assim na rua, já reconhece que o dono é lutador.

Muitas pessoas perguntam por que os lutadores ficam com as orelhas deformadas e se existe uma maneira de “consertar” ou mesmo evitar que isso aconteça.

Conhecido na medicina como hematoma auricular (pericondrite), tem o nome popular de orelha de couve-flor e trata-se de um hematoma causado no pericôndrio (uma camada de tecido conjuntivo que fica entre a pele e a cartilagem da orelha), gerando uma inflamação. Esta inflamação, por sua vez, costuma causar obstrução sanguínea fazendo com que ocorra uma reação fibrosa severa, formando uma nova cartilagem.

A pericondrite é provocada pelo trauma constante das lutas, ou seja, pelos atritos e esmagaduras sofridos durante os treinos e combates. A infecção pode levar à falta de vascularização nas orelhas que, por sua vez, pode provocar a morte do tecido. Essa necrose provoca uma forte reação fibrosa, resultando na formação de nova cartilagem para preencher o espaço lesionado.

Mas não se preocupe, se você é praticante casual, sua orelha não vai se deformar de um dia para o outro. Estatísticas dizem que a orelha tende a ficar deformada a partir de 1 ano de treinos diários, então não vai ser em treinos leves duas ou três vezes por semana que deformarão suas orelhas.

Tem alguns atletas que gostam e procuram acelerar o processo esfregando o kimono na orelha ou apertando ela com alicate para que as pessoas vejam pelas orelhas que são “lutadores”.

Para evitar que essa lesão ocorra use protetor de orelha. São bem fáceis de encontrar e costumam ser eficientes. O problema é que nem todos se adaptam ao uso do mesmo.

Caso aconteça esse tipo de lesão podemos tomar algumas medidas para que sejam minimizados os efeitos:

1 - Assim que machucar a orelha, enquanto não conseguir chegar onde possa tomar a medida número dois, aplique gelo imediatamente, você deve tentar reduzir a inflamação na orelha aplicando uma compressa de gelo na área afetada. Aplique gelo em sessões de 15 minutos com intervalos de 15 minutos entre as sessões até que o inchaço diminua.
Importante: Embrulhe o gelo em uma toalha ou em um pano semelhante antes de aplicar na orelha. Não aplique gelo diretamente na pele por um período prolongado, pois pode queimar sua pele ou causar outras complicações devido à temperatura extrema.
Use um lenço na cabeça para comprimir a orelha. Enrole a área afetada apertada para manter a pressão na lesão. A pressão pode parar o sangramento interno mais rapidamente, portanto, reduzindo a gravidade da deformação. Assim que puder enrole gaze elástica ao redor da orelha. Coloque o material na frente e atrás da orelha para aplicar um nível moderado de pressão.
Não enrole a gaze de forma muito apertada, pois pode causar dor de cabeça. Você também deve evitar enrolar de forma que a gaze bloqueie a sua visão ou a outra orelha.

2 – Drene o sangue o mais rápido possível, pois quanto menos tempo ele ficar dentro da orelha, mais chances você tem dela continuar intacta.
Embora tecnicamente você possa drenar uma orelha de couve-flor branda sem ir ao médico, fazer isso sem um treinamento profissional pode aumentar o risco de infecção e complicações mais tarde. Entenda o risco, você só deve tentar se o trauma for brando com inchaço moderado e se a pele não estiver aberta.
Se você puder ir ao médico dentro de 48 horas, você deve considerar seriamente essa opção sem tentar drenar a orelha sozinho.
Na maioria dos casos, o médico vai tratar a orelha de couve-flor usando uma agulha para retirar o sangue e o fluido. Depois disso, ele aplicará algo para comprimir o local para impedir que mais sangue se acumule na orelha machucada, se já houver um corte na orelha, o médico pode também drenar o sangue através desse corte.
Aplicar pressão com um curativo apertado também ajuda a pele ferida a se reconectar com a cartilagem debaixo dela, o medico provavelmente aplicará gaze na frente e atrás da orelha antes de embrulhar com um curativo estéril. Preste atenção à pressão e à técnica usada na aplicação do curativo para que você possa reaplicar na sua orelha afetada quando for preciso durante o processo de cura.
O médico pode optar por um outro procedimento bem semelhante à drenagem e à compressão, mas em vez de usar um material de compressão para aplicar pressão na orelha, o médico colocará uma tala especial na parte de dentro para manter a pressão constante na ferida, o sangue na orelha será drenado pelo corte ou pela seringa. A colocação da tala pode levar forma de sutura, que será colocada na orelha de forma que segure uma gaze especial, a tala pode ser de pediplast ou de silicone e será moldada para a orelha.
Se a tala for usada, a orelha precisará ser verificada pelo médico novamente em sete dias. A sutura se mantém por 14 dias, a não ser que haja alguma vermelhidão ou sensibilidade. Uma tala moldada poderá ficar por mais tempo.
Veja se serão necessárias uma incisão e uma remoção de coágulo, em casos graves, quando a orelha de couve-flor já começou a endurecer, você pode precisar consultar um cirurgião especializado. Esse cirurgião pode escolher fazer uma incisão na sua orelha e remover fisicamente qualquer coágulo que já tenha se formado. Qualquer líquido restante na sua orelha também será drenado.
Esse tipo de procedimento só pode ser feito por um cirurgião plástico ou por um otorrinolaringologista licenciado (cirurgião da orelha, nariz e garganta).

Cuidados Pós-drenagem:
Mantenha a orelha seca. A orelha afetada deve ficar seca no primeiro dia depois do procedimento de drenagem. Não tome banho ou nade nas primeiras 24 horas. Evite chuva, use um guarda-chuva ou uma capa para impedir que a orelha se molhe.
Mantenha o curativo por, no mínimo, 24 horas. Qualquer curativo aplicado por você ou pelo médico depois do procedimento da drenagem deve permanecer no local no primeiro dia para permitir que a ferida se cure sem exposição a bactérias. Embora o curativo possa ser tecnicamente removido depois do primeiro dia, é aconselhável mantê-lo de 3 a 7 dias.
Aplique pomada antibacteriana. A pomada não precisa ser prescrita, mas a pomada deve ser aplicada no local da ferida três vezes ao dia até que ela cure completamente e cicatrize. O seu medico também pode prescrever um antibiótico oral ou tópico para ajudar a prevenir contra infecções, principalmente se ele tiver feito uma incisão ou se a pele foi aberta durante a lesão inicial.
Aplique gelo periodicamente. O inchaço vai continuar a ocorrer por cerca de três semanas após o procedimento. Aplique uma compressa de gelo na orelha por 10 a 15 minutos, duas ou três vezes ao dia durante esse período. Se você ainda estiver praticando o judô, certifique-se de aplicar gelo imediatamente após o treino.
Se você recebeu a lesão inicial na orelha enquanto praticava boxe, artes marciais ou outro esporte, você deve deixar o seu corpo se curar por, no mínimo, 24 horas antes de voltar a treinar. Se o médico inseriu talas na sua orelha, você deve colocar uma fita no local para impedir que elas caiam ou sejam danificadas durante o treino.
Aplique pressão na orelha durante o treino usando uma fita. Fita atlética também pode ser usada, mas ela tende a perder a qualidade da aderência quando entra em contato com suor, o que faz a fita adesiva de vedação uma opção melhor.
Para o resto da temporada do seu esporte, você deve utilizar um protetor e adicionar pressão ou uma almofada no acessório da cabeça. Corte uma espuma atlética em formato de rosca e prenda-a na parte de dentro do capacete ou outro acessório da cabeça, diretamente nas duas orelhas. Peça ao seu treinador para verificar o tamanho certo do seu acessório para se certificar de que ele fica na sua cabeça adequadamente.

Embora esteja deformada e pareça muito uma couve-flor, isto é, a lesão já se consolidou, já formou a reação fibrosa. É possível fazer uma cirurgia plástica para corrigir o problema e fazer uma orelha nova, mas é preciso ter cuidado com os procedimentos pós-operatórios. O paciente fica impossibilitado de fazer atividades físicas por dois meses, o que é inviável no caso de um lutador.

O procedimento é complicado e pode durar até cinco horas. Na operação, são retirados todos os fragmentos de cartilagem se ela estiver muito danificada, que é o que quase sempre acontece, aproveita-se toda a pele. Normalmente substitui-se a cartilagem interna por um arcabouço com cartilagem retirada do tórax.

Com uma parte da cartilagem retirada do tórax faz-se uma escultura para a nova orelha tomando como referência a orelha oposta. Se o problema for nas duas orelhas, cabe ao cirurgião ter uma veia artística para fazer o desenho e coloca-se a cartilagem por dentro da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário