domingo, 27 de setembro de 2015

Será verdade? As leis de Murphy no judô.





A Lei de Murphy. O criador dessa lei foi o capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy, e também foi a primeira vítima conhecida de sua própria lei. Ele era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em piloto de aeronaves.

Para poder fazer essa medição, construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. O aparelho foi instalado por um técnico, mas simplesmente ocorreu uma pane, com isso Murphy foi chamado para consertar o equipamento, descobriu que a instalação estava toda errada, daí formulou a sua lei que dizia: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.

A Lei de Murphy não prova nada, não explica nada. Simplesmente expressa uma máxima: que as coisas vão dar errado. Mas nós esquecemos de que há outras forças em ação quando falamos da Lei de Murphy. Supostamente, foi o escritor Rudyard Kipling quem disse que não interessa quantas vezes você derruba uma fatia de pão no chão, pois ela sempre cai com a manteiga para baixo. Kipling, autor de "O Livro da Selva" entre outros, fez uma observação que a maioria de nós sabe: a vida é difícil, quase ao ponto de ser engraçada.

Mas quanto à fatia de pão com manteiga, devemos levar em conta o fato de que um lado está mais pesado que o outro. Significa que no seu caminho até o chão, o lado mais pesado vai virar para baixo graças à gravidade, e não vai virar para cima de volta justamente por causa da gravidade. Afinal o lado da manteiga é mais pesado do que o lado sem manteiga. Então Kipling estava certo - uma fatia de pão com manteiga vai sempre cair com a manteiga para baixo.

Abaixo estão listados os dez princípios científicos estudados que se aplicam às artes marciais, principalmente ao judô, sob a máxima de que: "Tudo que pode dar errado, dá ou dará errado:”

1 - O fraco adversário que não foi eliminado do torneio por sorte, de repente, se transforma em Bruce Lee quando tem que lutar com você.

2 - O árbitro sempre estará olhando para o outro lado quando você aplicar os seus golpes perfeitos.

3 - Você terá problemas com o cadarço de suas calças de judô quando houver visitas e estiverem presentes os membros do sexo oposto.

4 - No dia que você consegue deixar o trabalho ou a escola mais cedo para chegar a tempo antes do inicio do treino para tirar uma dúvida, o Sensei vai faltar por estar doente.

5 - O Sensei só vai usá-lo durante as demonstrações de técnicas comuns de imobilização, as técnicas difíceis serão feitas com os outros.

6 - Após uma demonstração impecável, você vai tropeçar e cair quando estiver voltando para o seu lugar.

7 - Após anos de treinamento sem uma única lesão, você vai puxar um músculo da virilha na noite anterior ao seu exame de faixa.

8 – O golpe preferido e único bem aplicado pelo seu adversário é aquele em que o contragolpe foi ensinado no dia em que você faltou.


9 - Não importa quantas vezes você foi ao banheiro antes de seu exame de faixa, mas você invariavelmente estará lá quando chegar a sua vez de ser chamado.

10 - Se você tem que usar seu treinamento em auto-defesa, o pai de seu atacante será um advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário