quarta-feira, 3 de junho de 2015

Judô: Kimono - Parte 2 - Normas para Competições



O grande dia chegou, você treinou e agora está em busca da sua medalha. Mas saiba que além das regras do tatame, o seu kimono também precisa seguir algumas regrinhas básicas, no caso das competições brasileiras, os competidores deverão seguir as normas da Confederação Brasileira de Judô e usar um judogui obedecendo as seguintes condições:
:
NORMAS GERAIS PARA CONTROLE DE JUDOGUI - NGCJ

Este documento baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô – FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para a utilização dos judoguis em competições realizadas pela Confederação Brasileira de Judô - CBJ.

EQUIPAMENTOS - Serão considerados equipamentos para competição de JUDÔ:
Wagui (parte de cima do Judogui)
Shitabaki (calça)
Obi (Faixa)
Patch de identificação do estado

EVENTOS - Onde as regras serão observadas:
Campeonatos Brasileiros Regionais
Campeonatos Brasileiros - Fase Final
Seletivas Nacionais
Troféu Brasil Interclubes
Grand Prix Nacional de Clubes

RESPONSABILIDADE - O controle do equipamento será de responsabilidade do técnico e do atleta.
Se durante a realização do combate a equipe de arbitragem constatar alguma irregularidade o atleta será desclassificado daquela luta por HANSOKUMAKE.
No credenciamento o representante técnico do atleta ou da delegação assinará o termo que comprove estarem, o Judogui (Wagui, Shitabaki) e obi, em conformidade com as normas deste regulamento.

PATCH - É a identificação visual que deverá ser fixada no Judogui de forma padronizada (ver item X).
Cada competição terá seu patch específico que poderá ser enviado às federações antecipadamente (caso 1), ou fixado durante o credenciamento da competição (caso 2).
CASO 1 – Envio antecipado à Federação:
A responsabilidade da fixação do patch será do atleta que deverá se apresentar para competir com o equipamento completo.
CASO 2 – Fixação no evento:
Neste caso a fixação dos patchs será feita no local da competição e os participantes deverão tomar os seguintes cuidados:
Todos os Waguis deverão ser entregues ao mesmo tempo, devidamente identificados com o nome do atleta;
Devem estar limpos, secos e não pode conter nenhum tipo de mancha, inclusive na parte interna e não podem estar rasgados e conter qualquer tipo de identificação (patch) de eventos anteriores;
Obs.: Caso o atleta no momento do combate, não se apresente com o patch da competição, o mesmo será automaticamente desclassificado desta luta.

COMPETIÇÃO: O Wagui e o Shitabaki devem ser da mesma marca (tipo), da mesma cor (todo azul e/ou todo branco), sendo também da mesma tonalidade (não será permitido uso do Wagui novo com Shitabaki desgastado e/ou desbotado, assim como o contrário)
Os Judoguis devem estar limpos, secos e não pode conter nenhum tipo de mancha, inclusive na parte interna;
Os Judoguis não podem estar rasgados;
O uso da identificação (patch) é obrigatório, caso o atleta entre sem será automaticamente desclassificado;
As dimensões do judogui devem estar em conformidade com o presente regulamento;
O controle de medidas será feito com o atleta já equipado com suas proteções e as exigências de medidas devem ser respeitadas. Obs.: Durante o combate, no caso de o judogui rasgar ou ser manchado de sangue, a sua troca será autorizada.

APLICAÇÕES NO JUDOGUI:
PUBLICIDADE E/OU PATROCÍNIO (ver figura 1) - A aplicação de publicidade somente será permitida no Wagui e não serão aceitas aquelas que fizerem menção política, religiosa ou de qualquer outra modalidade esportiva que não o judô, como também aquelas que fizerem a promoção de tabaco, bebidas alcoólicas ou qualquer substância de uso proibido.
Existem 04 locais possíveis para fixação de publicidade e/ou patrocínio e somente serão permitidas no máximo 04 marcas diferentes;
02 sobre os ombros a partir do colarinho podendo ter no máximo 25 cm x 05 cm.
02 nos braços situadas a 25 cm a partir do colarinho (gola) medindo no máximo 10 cm x 10 cm

EMBLEMA (ver figura 2) - Será permitida a aplicação dos emblemas segundo o seguinte critério:
Se Campeonato Brasileiro Regional, Campeonato Brasileiro Fase Final e Seletiva Nacional - No lado Esquerdo do Wagui, na altura do peito com no máximo 100 cm² (10 cm x 10 cm) a logomarca da Federação Estaduale do lado Direito do Wagui, na altura do peito com no máximo 100 cm² (10 cm x 10 cm) o patrocinador ou logo do clube
Se Troféu Brasil Interclube e Grand Prix Nacional de Clubes - No lado Esquerdo do Wagui, na altura do peito com no máximo 100 cm² (10 cm x 10 cm) a logomarca do clube e no lado direito do Wagui, na altura do peito com no máximo 100 cm² (10 cm x 10 cm) o patrocinador ou a Logomarca da Federação Estadual.

NOME (ver figura 3) - Somente será permitido bordar o nome do atleta nos seguintes locais:
Na parte inferior do Wagui
Na parte superior do Shitabaki
Em uma das pontas da obi
As letras do nome não podem ultrapassar 04 cm de altura e 20 cm de largura quando na horizontal e 20 cm de altura e 04 cm de largura quando na vertical.

PATCH (ver figura 4) - Será permitida a aplicação de 02 (dois) tipos de patch:
Patch com nome (ver figura 4.1) - Esse patch é opcional e é destinado somente ao nome do atleta e sua fixação deve ser feita de forma centralizada, nas costas do Wagui a 03 cm do colarinho. Este patch será confeccionado pelo próprio atleta e poderá ser branco com as letras azuis ou azul com a letras brancas e terá as dimensões de 10 cm x 30 cm.
Obs.: Neste patch somente será permitido o nome e/ou sobrenome do atleta (sem apelidos)
Patch da competição (ver figura 4.2) - Deverá ser aplicado logo abaixo do patch do nome, caso o atleta não tenha o patch do nome o patch da competição deve ser fixado a 13 cm do colarinho e suas dimensões deverão ser de 20 cm x 30 cm.

MEDIDAS - As medidas da Wagui, Shitabaki e Obi deverão estar em conformidade com este regulamento, e serão aferidas com o SOKUTEIKI (ver figura 5), medidor padrão da FIJ.
o Wagui (ver figura 6 e 7):
Deve cobrir completamente as nádegas e deverá ter pelo menos 10 cm entre a extremidade inferior e o joelho.
A verificação das mangas deverá ser feita com os braços em linha reta e os punhos fechados e o Sokuteiki deverá deslizar completamente para dentro da manga sem dificuldade.
A distância entre o final da manga e o punho deve ter no máximo 05 cm.
As lapelas do Wagui devem ter uma distância na altura do umbigo maior ou igual a 20 cm quando cruzadas.
A espessura do colarinho e da lapela dever ser menor ou igual a 01 cm.
A largura do colarinho e da lapela deve ter as medidas entre 04 e 05 cm.
  
O Shitabaki (ver figura 8):
A distância entre a barra da Shitabaki e o maléolo exterior (tornozelo) deve ser menor ou igual a 05 cm.
Deve existir uma distância entre 10 cm e 15 cm do joelho até a Shitabaki.
A Obi (ver figura 9):
A largura deve estar entre 04 cm e 05 cm.
A distância entre o nó e a ponta da obi deve medir entre 20 cm e 30 cm.
O nó deve estar amarrado da forma correta e deve estar firme.
A obi não pode ser feita nem de material rígido, nem escorregadio.
CAMISA (feminino) - O kimono geralmente é mantido fechado pela faixa na cintura, e durante as lutas da competição, é frequentemente puxada para fora e aberto. Para judocas mulheres, isso apresenta um problema de exposição. A IFR dirige-se especificamente a isso em suas regras oficiais, declarando que "as competidoras devem usar, por baixo do wagui, uma camiseta de cor branca longa o suficiente para ser usada dentro das calças e de mangas curtas ou usar um collant de mangas curtas branco".

NORMAS DA FEDERAÇAÕ INTERNACIONAL DE JUDÔ

no caso das competições internacionais, os competidores deverão seguir as normas definidas pela FIJ ou IJF (Internacional Judo Federation). Conheça abaixo as 11 regras que todo judoca precisa saber na hora de preparar seu kimono de judô para uma competição:
O Judogui não deve estar molhado, e nem mostrar manchas particulares em qualquer parte.
O uwagui (paletó) e a shitabaki (calça) devem ser da mesma marca e mesma cor. Cores trocadas não são permitidas.
O nome do atleta no cartão de inscrição deve ser o mesmo do backnumber do kimono;
Para competições organizadas pela FIJ, o selo de “IFJ Approved” no casaco, calça e faixa do judogui são verificados pela sua autenticidade com um dispositivo de lâmpada UV ótica.
O logo do fabricante do judogui aprovado como “IJF Offical Supplier” deve aparecer no paletó, calça e faixa. O logotipo do fabricante deve ser idêntico na jaqueta e na calça do kimono.
O backnumber do atleta deve ser inteiramente costurado nas costas, com o nome do competidor (segundo o seu cartão de inscrição) e a propaganda da competição (a propaganda pode ser diferente de acordo com a cor do kimono – branco ou azul – e o protocolo da competição).
O emblema nacional do atleta deve estar no lado esquerdo do paletó (uwagui) na altura do peito, e também costurado.
O patrocínio do atleta deve seguir as normas espaciais definidas pela IJF.
O judogui completo – uwagui, shitabaki e obi – deve estar de acordo com a regulamentação vigente e acessível para que os técnicos chequem o espaço dos punhos e a largura das calças.
Proteções como joelheiras, ombreiras e caneleiras são todas avaliadas e são proibidas de conter qualquer parte, por menor que seja, de metal ou qualquer material rígido. O controle do tamanho do judogui é realizado com as proteções inclusas.
Cabelos longos devem estar presos.

3 comentários:

  1. cara vc me ajudo n sabia do patch na estaduais valeu T-T
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, para campeonatos internacionais tem alguma espessura (gramatura) do tecido ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada campeonato internacional tem suas próprias normas, no caso de participação é necessário consultar antes. É sempre publicado o "Guia" de cada campeonato gerenciados pela IJF na página: https://www.ijf.org/documents

      Excluir