sábado, 18 de abril de 2015

Disciplina e hierarquia no judô


Para a formação do judoca (aluno) ou de qualquer praticante de arte marcial é necessária uma rígida disciplina e o absoluto respeito à hierarquia. Esses são os pontos fundamentais do JUDÔ e a eles fazem referencias expressas os regulamentos. Não devemos esquecer que o JUDÔ além de ser praticado em conjunto é um esporte de luta e somente poderá ser um bom lutador quem for disciplinado.

O judoca deve sempre:
Manter silêncio;
Sentar-se corretamente: Agura (sentado com as pernas cruzadas) ou Zarei (sentado sobre os joelhos);
Cumprimentar ao entrar e sair do DOJO;
Pedir autorização do professor para sair do DOJO;
Respeitar o professor e os colegas;
Ajoelhar em ordem quando da chegada do professor;
Estar atento às instruções do professor;
Conservar o DOJO sempre limpo e em ordem.
Obs.: Pontualidade é um hábito que deve ser seguido rigorosamente nas aulas, assim como nos eventos ou competições.

O DOJO ou DOJÔ (pronuncia-se Dô-Jô) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o DOJO deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes.
Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses. Antigamente no Japão, havia uma tradição que consistia em desafiar uma academia (no caso o dojo). Caso a academia perdesse, o visitante poderia levar a placa na qual estava escrito o nome do DOJO como recompensa. O DOJO é uma área onde os praticantes confrontam-se para treinar ou para exibir as suas técnicas que formam uma área retangular de medidas satisfatórias para a prática do JUDÔ, este por sua vez é composto pela junção de várias peças chamadas TATAMES. Essas peças anteriormente feitas de palha de arroz, esteira e coberta de lona são agora mais modernas e fabricadas de placas de material sintético que possibilitam uma melhor prática do JUDÔ.

O TATAME antigo possuia como medida o comprimento de 1,80m por 0,90m de largura e de 5 a 10cm de espessura, os atuais sintéticos vão de 1 x 1m até 2,20 x 1,10 m e de 10 a 40 mm de espessura e são bem mais leves. Há ainda DOJOS feitos de peça única, isto é, um só TATAME na medida do DOJO,

O judoca deverá, tanto na entrada quanto na saída do DOJO prestar reverência, pois este é um local considerado sagrado de acordo com as tradições, deverá também, prestar reverência ao SHIHAN, SENSEI ou ao portador de mais alto grau de faixa que estiver presente. Este fará sua saudação de pé ou ajoelhado de acordo com as disposições deste.

A reverência ou saudação é a forma de mostrar o respeito entre os praticantes do JUDÔ, seus professores e mestres, cada esporte tem sua forma de saudação, ou seja reverenciar seu mestre, professor e local onde são praticados. Existem duas formas de saudações:
RITSU-REI – Saudação de pé – nesta forma de saudação o Judoca deverá ficar de pé na posição inicialmente de sentido (SKEI), depois cumprimentar abaixando a cabeça e inclinando o tronco para a frente.
ZA-REI – saudação de joelhos - nesta forma de saudação o Judoca deverá ficar de joelhos, depois cumprimentar inclinando suavemente a cabeça e o tronco para a frente.

O comando do início ou término da aula será evidentemente daquele que maior grau possua, porém no caso de dois alunos de mesma graduação, ela caberá ao mais antigo, a não ser que haja determinação especial por parte do SENSEI.

O judoca deve entrar no DOJO devidamente composto, isto é, com seu JUDOGI (uniforme de JUDÔ) limpo, seco e sem odor desagradável, apresentando o sadio aspecto de um verdadeiro desportista. A higiene pessoal é uma das qualidades que o judoca deve possuir em elevado nível, assim sendo, quando um judoca se apresenta para uma aula ou competição deve estar de banho tomado, com as unhas dos pés e das mãos aparadas e/ou cortadas curtas, bem como com os cabelos cortados e/ou presos (amarrados com elásticos) de modo a evitar incomodar seu colega. Deve tomar o cuidado para não portar celular dentro do JUDOGI, bem como evitar o uso de aparelhos odontológicos, pulseiras, anéis, brincos, colares, relógios, etc., a fim de resguardar a sua integridade física e a dos seus colegas.

O JUDOGI - uniforme do JUDÔ - Consiste numa vestimenta ampla, branca, quase branca ou azul, de algodão ou outro material semelhante, em boas condições (sem remendos nem rasgões), composta de três peças: Wagui, Shitabaki e Obi.
WAGUI ou BAGUI – é a parte superior do JUDOGI que deverá ter comprimento suficiente para cobrir os quadris e deverá ser amarrado à cintura pela faixa. As mangas deverão suficientemente compridas para cobrir os antebraços, admitindo-se de 1 a 5 cm a partir do pulso e ter folga de 10 a 15 cm nos braços.
SHITABAKI ou ZUBON – é a parte inferior do JUDOGI que deverá ser folgada e ter comprimento suficiente para cobrir a perna, admitindo-se de 1 a 5 cm entre o tornozelo e a bainha.

OBI – é a faixa que representa seu nível de aprendizado, deverá ser amarrado com duas voltas em torno da cintura com um nó duplo e suficientemente apertado na altura da cintura para que o wagui não venha a se soltar, deixando duas pontas livres de 20 a 30 cm a partir do nó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário